quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Verdades e Mentiras

Olá caros alunos da DUXHILL


Muitas coisas estão acontecendo este ano. Muitas aliás afetam a boa convivência.
Quem aqui é inocente o suficiente para não ver jogos de manipulação da sociedade?
Meus caros, fiquem atentos a seus conhecimentos e sentimentos. Meias-Verdades podem atrapalhar e gerar conflitos desnecessários.


Lembre-se. Universidade não tem apenas gente esperta que busca uma boa vida, mas também gente esperta que adora ver o circo pegar fogo!


Causas de Conflitos
Entre elas, a falta de comunicação, a desconfiança e uma dose de ingenuidade ou desconhecimento.
Quando se desconhece a mentira, se vê como verdade. Quando não se confia muito em alguém, sementes de intrigas podem brotar. Quando não se comunica, a meia-verdade fica sendo uma verdade. E é assim que as coisas caminham rumo ao Caos.


Quer evitar isso?
Você ouviu falar mal de alguém, e você não o conhece. Se algo a ofende, a marca ou inflige algo a sua pessoa, a melhor coisa e ir direto na fonte e perguntar.
Pense... Você ouviu falar que viram um garoto pulando a janela de uma casa de uma velhinha. Primeiro pensamento? Bandido! Ladrão! Malandro!... Não é?
Ai você vai na fonte, vai naquele rapaiz, ou até na velhinha e pergunta... Surpresa! Na verdade a senhora havia perdido as chaves e o garoto se disponibilizou para saltar a janela e abrir a porta por dentro. Era bandido? Talvez fosse, mas não naquele momento.


Ou seja, umas das Soluções é: Vá conversar. Vá perguntar. Vá saber. Nem todos os metidos são metidos, nem todos os lobos maus são maus, nem todos os "pobrezinhos" são pobres. Lembre-se: Vemos o que está por fora, e não o que há dentro!


Mas digamos que você não é tipo que chega em qualquer pessoa, mas possui certa racionalidade para pensamentos frios.
Imagine, alguém que você nem mesmo conhece disse algo até chegar a você. Você já brincou de telefone sem fio? É provável que sim, e sabe como as coisas funcionam. Pegue o fato, pegue a pessoa, retire seus preconceitos (você é racional e bom o bastante para fazer isso?) e veja o fato por outros ângulos. Se for ainda alguém que conhece, pense no que você conhece da pessoa e veja o que não condiz. As coisas saem muitas vezes bem diferente do que ouviu falar, não é? Pois é. É bom ter isso em mente.


Agora, digamos ainda que já tenha uma desconfiança de alguém, e o boato torne ainda pior. É mais difícil pensar bem de alguém nesse estado, mas veja pelo  "pensar menos mau". Seria tão baixo a ponto de fazer algo? Seria a índole da pessoa chegar a tanto? Lembre-se: Só porque é seu rival, não quer dizer que seja menos moral que você. Já imaginou que alguém gostaria muito que as coisas pegassem fogo entre você e a pessoa para tomar alguma coisa de ambos? É pensamento conspiratório, mas muitas vezes é bom ter!


E é assim, contestando os acontecimentos e não simplesmente os ouvindo e os fazendo verdades que evitamos problemas. Pensem bem! Vejam bem e Analisem. Se você não faz, olhe ao redor: Você pode estar sendo Manipulado.


Não mais, Adrian Gonzales , do The Observer - DU News

Um comentário: